sábado, 18 de outubro de 2008

Lindemberg, a mais nova “estrela midiática”


Tema de trabalhos e de reflexões nas aulas de Pós do Prof. Dimas, a espetacularização na mídia ganhou mais um capítulo nesta semana, em São Paulo.

Por não aceitar o fim do relacionamento com Eloá Cristina Pimentel, de 15 anos, Lindemberg Alves, de 22 anos, invadiu o apartamento da ex-namorada, em Santo André, no ABC paulista, segunda-feira (13/10). Iniciou um seqüestro que teve seu desfecho na sexta-feira (17/10), com um final trágico: Eloá, baleada na cabeça e na virilha, está internada em coma irreversível. Sua amiga, Nayara Rodrigues da Silva, de 15 anos, recupera-se de cirurgia após receber um tiro no rosto. A Polícia prendeu Lindemberg.

Algumas coberturas provocaram polêmica. O espaço dado pela Rede TV!, Record e Globo para o seqüestrador foi encarado como irresponsável e antiético, além de ter prejudicado a negociação.

O professor da pós-graduação em Jornalismo da ECA-USP e da Cásper Líbero, Laurindo Leal Filho, diz que a Rede TV! deveria ser punida por intervenção ilegal ao transmitir entrevista ao vivo com Lindemberg. “A emissora poderia ter sua concessão cassada”, disse o professor. “Na hora do crime, não se entrevista um criminoso. Ali, a intervenção deveria ser do Estado, da Polícia. As emissoras fizeram uma intervenção indevida”, afirmou.

Para Carlos Alberto Di Franco, professor e colunista do jornal O Estado de S.Paulo, o espaço dado pela mídia pode ter levado o seqüestrador a tomar atitudes dramáticas. Segundo ele, o “espetáculo” que o jornalismo televisivo promove, “com destaque para a TV Record”, poderia influenciar os “sentimentos” e as “ações” do jovem.

“Tudo isso vai dando a ele (Lindemberg) uma sensação de protagonismo, de importância, que transforma um ser humano que está em contravenção penal em uma estrela midiática”, avaliou Di Franco.

A reportagem do Comunique-se apurou que para a Polícia Militar as entrevistas com o seqüestrador atrapalharam as negociações. A assessoria de imprensa da PM disse que não autorizou ninguém a falar com Lindemberg.

Na tarde de quarta (15/10), a Rede TV! transmitiu entrevista ao vivo com o jovem, no programa A tarde é Sua. A emissora não quis comentar o fato.

A Globo transmitiu a entrevista no Jornal Hoje. A emissora e a TV Cultura não responderam à reportagem do Comunique-se.

A Record veiculou a entrevista com Lindemberg ao vivo no SP Record. Segundo a assessoria de imprensa, a emissora teria ouvido o jovem com autorização da PM.

Um capitão do Exército afirmou ao jornal O Estado de S.Paulo: “Para esse tipo de ocorrência existem pessoas treinadas, especializadas. Às vezes, uma palavra errada da apresentadora coloca tudo a perder.”

A Bandeirantes afirmou que não veiculou nenhuma entrevista com o jovem.

O SBT informou que o advogado do rapaz entrou em contato com a emissora para oferecer a entrevista. O SBT não aceitou. “Nosso jornalismo resolveu não entrevistá-lo, não fazer sensacionalismo com a situação”, disse.

Nenhum comentário: