domingo, 12 de outubro de 2008

A nova Língua Portuguesa vem aí...


Depois de muitas conversas, negociações, agora é oficial: a partir de 1º de janeiro de 2009, a Língua Portuguesa praticada no Brasil será a mesma de outros países da comunidade lusitana. A reforma ortográfica será implementada com o objetivo de promover a simplificação e o aprimoramento da língua.

Durante um período de quatro anos (até 2012), estarão integradas as ortografias anteriores e a prevista no acordo. Com a medida, a língua portuguesa será alterada em 0,8% dos vocábulos no Brasil e 1,3% em Portugal.

“É o reencontro do Brasil com suas raízes mais profundas. Como avançar sem fortalecer a língua, como produzir bens culturais e didáticos sem uniformidade?”, discorreu o presidente Lula ao promulgar, segunda-feira (29/09), na Academia Brasileira de Letras (ABL), no Rio de Janeiro, o protocolo de modificação e regulação do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa.

Entre as principais mudanças, no Brasil estão o aumento do alfabeto para 26 letras, agora com a inclusão oficial de “K”, “W” e “Y”. O acento circunflexo não se usará mais em palavras terminadas em “êem” e “ôo(s)”. O trema será extinto.

Em Portugal, São Tomé e Príncipe, Cabo Verde, Angola, Guiné Bissau, Moçambique e Timor Leste a grafia de algumas palavras será modificadas. As letras “C” e “P”, quando não pronunciadas, deixarão de existir em palavras, por exemplo, como “director” e “baptizar” (serão “diretor” e “batizar”, como no Brasil). A letra “H” deixará de ser utilizada no início de algumas palavras: “herva” e “húmido” e passarão a ser escritas como no Brasil – “erva” e “úmido”.

A nova regra passa a valer só no primeiro dia do próximo ano, mas o Portal iG sai na frente. Desde domingo (07/09), utiliza a nova ortografia identificada por uma marca visível sempre no alto da página. Além disso, um guia especial detalha e explica as mudanças na comunicação escrita dentro dos países falantes da língua portuguesa.

CLIQUE AQUI e confira a Especial produzida pelo Portal iG.

Nenhum comentário: